No post anterior sobre como ficar rico falei sobre dívidas boas e ruins.

Nesse post de hoje quero falar das habilidades ou hábitos necessários para aqueles que querem ter o controle sobre o dinheiro e suas finanças saindo de um mundo de escassez para um mundo onde a abundância predomina.

Aprender a controlar o dinheiro é uma das primeiras habilidades na gestão do dinheiro que você deve desenvolver. E para fazer isso é preciso aprender a fazer sempre uma poupança. Na minha época de vacas magras foi esse o problema que eu tinha. Me faltava disciplina para ter uma reserva na poupança.

Eu acreditava e acho que você também deve pensar assim, é que o motivo de eu não guardar dinheiro e fazer uma poupança era porque eu não ganhava o suficiente, sempre tinha uma desculpa e dizia a mim mesmo:

” quando meu salário aumentar eu guardo dinheiro”

Mas tão logo meu salário subia, mais eu gastava mais dinheiro. Imagina só, eu solteiro, ganhava mais de 3000 reais por mês e sempre que me perguntavam eu estava sem dinheiro, não comprava nada que valesse a pena, só gastei com farra, festa, bebida, pra mostrar para pessoas que não valiam a pena, aquilo que eu não era…

Ou seja, eu era o trouxa que pagava a conta pra galera se divertir as minhas custas…

Triste realidade mas eu era uma Negação total e ainda queria ficar rico.

Aprendi da pior maneira que deve-se sempre poupar um pouco de dinheiro e investi-lo, não importa o valor da sua renda. Conheço empregadas domesticas que guardam dinheiro, que fazem trabalhos de meio período que vivem dentro das próprias condições e conseguem juntar dinheiro suficiente para mandar os filhos para faculdade e ainda sobrar dinheiro.

E conheço pessoas também que ganham mais de 25 mil por mês e gastam todo dinheiro que tem com luxo, pequenos prazeres e na hora de pagar uma faculdade, tem dificuldade, pois estão vivendo no limite das dívidas (cartão de credito, empréstimos, carnês, financiamentos) e não tem o suficiente para guardar dinheiro na poupança.

Alunos do Poupança Jovem em Sabará

Isso só chama má gestão.

A primeira coisa que você deve fazer assim que receber qualquer dinheiro é separar o da poupança, quando digo poupança não necessariamente na conta poupança e sim investir, seja em ações, fundos de investimentos, CDBs…, só então você poderá gastar o restante. Se você fizer isso, garanto que naturalmente você vai gerir melhor seu dinheiro, gastando somente com necessidades reais e vai renunciar as coisas que você pode viver sem.

Agora vou deixar bem claro uma coisa:

eu não estou falando em juntar dinheiro para comprar um carro, uma geladeira ou um aparelho de ar condicionado ou celular da moda, você poupar o dinheiro para coisas assim é uma ótima ideia, só com isso você já não teria mais dívidas. Mas a finalidade da poupança aqui não é essa, e sim ficar rico.

A poupança que eu digo é guardar dinheiro para construir riqueza e segurança financeira a longo prazo. Isso é uma maneira de se auto valorizar e proteger o seu futuro e o de sua família.

Portanto, se você não poupava regularmente, que tal começar agora? Dez por cento do seu próximo pagamento está bom? Você está pronto para começar?