fbpx

Pirâmide financeira dará prejuízo em cerca de 30 milhões de pessoas

A maior golpe de pirâmide financeira do Brasil dará um prejuízo em cerca de 30 milhões de idosos, isso é o que aponta estudo de que o INSS deve quebrar até 2030 se nada for mudado.

Primeiro vamos entender o que é uma pirâmide financeira

Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira é um modelo comercial previsivelmente insustentável em que uma empresa pirâmide depende basicamente do recrutamento cada vez maior de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis, onde quem entra na base paga para aquele que esta no topo.

 

Nosso sistema previdenciário atual é baseado numa pirâmide financeira em que os mais jovens (base da pirâmide) pagam a aposentadoria dos mais velhos (topo da pirâmide). Mas estudos revelam que a parti de 2030 a população de idosos será maior que a de jovens fazendo com que a pirâmide entre em colapso.

Com o Brasil está envelhecendo em um ritmo mais acelerado do que o previsto. Isto acontece por causa da intensa queda da fecundidade e do aumento da expectativa de vida. Se nada for feito para preparar o país para este novo cenário, com cada vez mais idosos e menos crianças e população em idade ativa, uma pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess) estima que de 46% a 57% do PIB (a variação depende do crescimento da economia) estarão comprometidos apenas com a Previdência em 2030.

Mas o porquê disso?

piramidefinanceira-inss1-450x275

O nosso sistema previdenciário atualmente se resume assim;

Você para se aposentar contribui por 30 anos pelo menos e na maioria dos casos tem que ter mais de 60 anos.

Quem esta trabalhando atualmente paga um aposentado. Na década de 80 eram 100 jovens pagando a aposentadoria de cerca de 10 idosos, a previsão é que em 2030 para cada 100 trabalhadores ativos tenhamos 147 aposentados, ou seja, topo da pirâmide maior que a base.

 

Com o aumento da expectativa de vida e a queda do crescimento vegetativo, a pirâmide populacional se inverterá devida a baixa capacidade de renovação.

O estudo do Ipea aponta que, a partir de 2030, os únicos grupos populacionais que deverão apresentar crescimento positivo serão os com idade superior a 45 anos.

A tendência é que a População com Idade Ativa (PIA) – aqueles com 15 anos e mais – cresça até 2030 e, a partir daí, comece a diminuir. A participação do grupo jovem (de 15 a 29 anos) atingiu seu pico em 2000 e espera-se que decline a partir de 2010.

A participação relativa da PIA adulta (população de 30 a 44 anos) deve permanecer estável até 2040, mas com acréscimo em valores absolutos. Já a PIA madura e idosa, segundo o Instituto, deverá crescer tanto em valores absolutos quanto em sua participação no total do segmento.

O Ipea avalia que as mudanças populacionais trarão também mudanças no mercado de trabalho. Os novos empregos deverão se concentrar nas pessoas com mais de 45 anos – faixa etária que deverá ser responsável por cerca de 56,3% da futura População em Idade Ativa a partir de 2030.

Tem solução?

A solução é você ficar financeiramente independente seja com seu próprio negócio, investimentos e não depender do INSS ou, o mais difícil,  o Governo mudar as regras para o INSS fazendo com que os trabalhadores sejam obrigados a trabalhar por mais tempo, ou seja, você tem que trabalhar ao invés de 30 anos terá que trabalhar por 38 a 43 anos como tem ocorrido com outros países e assim se aposentar mais tarde.

E você ficará vendo sua vida financeira ruir? Não é melhor ter seu negócio próprio e evitar isso?

Quer Informações Exclusivas por email?

  • Coloque abaixo seu Nome e Email para ter mais informações
  • Aprenda como comprar da China e ganhar dinheiro online

View all contributions by

Trabalho com Internet Marketing e Marketing Multinivel desde 2008, ensino pessoas comuns ganhar dinheiro na internet apresentando as melhores oportunidades de negócio de baixo investimento.

{ 0 comments… add one }

Leave a Comment

Politica de Privacidade | Copyright Ganhemelhor.com @2006 - 2017