fbpx

Recentemente o aplicativo Uber chegou ao Brasil e já deixa os taxistas furiosos com o aumento da concorrência em São Paulo e Rio de Janeiro, logo estará em Belo Horizonte e possivelmente em Brasília, já que a Capital não faz licitação para permissão de táxi a muito tempo.

O aplicativo Uber coloca os passageiros em contato com motoristas profissionais que cobram pelo trecho rodado, mesmo a prerrogativa desse tipo de serviço ser dos táxis, o governo não só do Brasil como de outros países ainda não encontrou uma alternativa para conter o crescimento do aplicativo e muitos já aprovaram seu uso.

O valor da corrida fica entorno de 20% a 30% a mais que o táxi, sendo que o Uber cobra o valor de 20% pelo uso do serviço, tem ainda uma taxa fixa, aumentada de um valor por minuto e outro por quilômetro rodado, num sistema semelhante ao de taxímetros. Mas como os carros não tem taxímetro, eles acabam funcionando a margem da lei.

O Uber funciona assim:

No aplicativo é possível monitorar o trajeto do veiculo até você e o tempo de chegada.

Brasília à muito tempo não tem licitação para novas concessões de táxi o que deixa a população sem a prestação de um serviço adequado, mesmo com a Copa os altos preços cobrados pelos taxistas não agradou muitos os turistas que visitavam a cidade.

O motorista que queira prestar esse tipo de serviço precisa ter carteira profissional, pelo menos “B” profissional, assim como os taxistas, um carro de “luxo” de fabricação máxima do ano de 2009, ter ainda seguro do automóvel e também seguro para os passageiros e também não ter antecedentes criminais.

O Uber conta ainda com um diferencial de ar “exclusivo”, já que o motorista usa terno e gravata e o carro não tem característica de táxi.

O mercado de Licenças de táxi em Brasília esta sempre aquecido, já que a licenças são comercializadas por cerca de 100 mil reais, como se pode ver os anúncios em jornais classificados da Capital. Os alugueis de licenças como ocorre em outros Estados é bem lucrativo para o dono das permissões.

Por isso o Uber pode ser a solução para aqueles que querem uma oportunidade de negócios, mas não tem os 100 mil reais para a compra de uma licença e não querem alugar tais licenças já que é ilegal e também já começaria o dia a rodar com prejuízo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.