Está chegando um dos dias que mais vendem no Brasil, o “dia das crianças”, mas você sabe como surgiu o dia das crianças? E o por que de se dar presentes nesse dia?

Dia das crianças no Brasil

Diz a historia que o deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920, teve a ideia de “criar”, exatamente o que você leu foi criado, um dia em homenagem as crianças.  Depois de aprovada a Lei pelos Deputados e Senadores, o dia 12 de Outubro, foi oficializado como sendo o Dia das Criança pelo então presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Bem antiga essa lei que criou o dia das crianças, não é?

Mas foi em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”  traduzindo ( Semana do bebê gordinho) :) e assim aumentar suas vendas, é foi assim que o data de 12 de Outubro passou realmente a ser comemorada.

Será que funcionou?

A estratégia deu tão certa, visto que, desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir dessa promoção, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para as vendas no setor de brinquedos. Perdendo somente paro o Natal.

Dia Universal da Criança

Em vários outros países, comemora-se o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Alguns dos direitos Universais das crianças:

  1. À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  2. Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
  4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
  5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Curiosidade – Dia das Crianças em outros países

Japão: O dia das crianças é comemorado em 5 de maio.

Nova Zelândia: o dias das crianças é comemorado no último domingo de outubro.

Portugal e Moçambique: Comemora-se no dia 1° de Junho o Dia Internacional da Criança.

Na Índia, o dia das crianças é comemorado no dia 15 de novembro.

Fonte: Sites variados na Internet e decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

 

E você, já comprou o presente ou aquela lembrancinha para o dia das crianças?